Novo Parlamento Metropolitano propõe integração e governança legislativa na Grande Fortaleza

Bloco intermunicipal reunirá câmaras da Grande Fortaleza para discutir demandas comuns e ações integradas
Compartilhe:
Foto: Reprodução

Parlamento Metropolitano será instalado no dia 2 de julho, em Aquiraz. Iniciativa reúne câmaras municipais da Grande Fortaleza em um bloco de cooperação intermunicipal. Objetivo é discutir de forma conjunta demandas comuns da Região Metropolitana de Fortaleza. Após a instalação, os encontros deverão ocorrer de forma itinerante entre os municípios integrantes.

A Região Metropolitana de Fortaleza passará a contar, a partir de 2 de julho, com o Parlamento Metropolitano, iniciativa de cooperação entre câmaras municipais com foco na articulação de soluções conjuntas para demandas comuns da Grande Fortaleza. A proposta é reunir os legislativos municipais em um fórum permanente de diálogo político e institucional.

Segundo a apresentação do projeto, o Parlamento Metropolitano foi criado para fortalecer a integração entre os municípios da RMF e ampliar o debate sobre temas que impactam a população, como desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e questões sociais. A ideia é promover ações conjuntas entre as casas legislativas, superando a atuação isolada de cada município.

Idealizador da iniciativa, o presidente da Câmara Municipal de Maracanaú, Raphael Pessoa, afirmou que o bloco busca ampliar a representatividade dos municípios e fortalecer o diálogo com os governos estadual e federal. “A criação do Parlamento Metropolitano é um marco de maturidade política para o nosso legislativo. As divisas entre os nossos municípios são geográficas, mas os problemas e os desafios da nossa gente são exatamente os mesmos. O grande propósito deste bloco é fazer com que as câmaras caminhem juntas, trocando experiências e construindo soluções reais e integradas que melhorem a qualidade de vida e tragam mais dignidade para o cidadão”, disse.

A solenidade de instalação será realizada em Aquiraz, município escolhido para sediar o ato inaugural em referência ao fato de ter sido a primeira capital do Ceará. Após a abertura, o Parlamento Metropolitano deverá adotar formato itinerante, com encontros nas demais cidades integrantes do bloco.

O evento está marcado para as 15h do dia 2 de julho, na Câmara Municipal de Aquiraz, localizada na Avenida Santos Dumont, 30, no Centro da cidade.

Tags:Fortalezaintegraçãolegislativametropolitanonovoparlamento

Veja também

Tags:Fortalezaintegraçãolegislativametropolitanonovoparlamento

Mais lidas do dia

Previsão do tempo

Fonte de dados meteorológicos: Wettervorhersage 30 tage

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados