A partir de 5 de maio, o WhatsApp deixará de ser compatível com iPhones que utilizam versões do iOS anteriores à 15.0 e com dispositivos Android que operam com versões abaixo da 5.0. A Meta, empresa responsável pelo aplicativo, adota essa medida anualmente para garantir que o WhatsApp funcione apenas em dispositivos que suportem suas atualizações e recursos de segurança.
“Todos os anos, analisamos quais são os dispositivos e softwares mais antigos e com o menor número de usuários. É possível que esses aparelhos não abranjam as atualizações de segurança mais recentes ou não incluam funcionalidades necessárias para operar o WhatsApp”, explica a empresa.
Antes de interromper o suporte, o WhatsApp notifica os usuários para que atualizem o sistema. Caso isso não seja possível, a recomendação é trocar de aparelho ou realizar um backup para preservar as conversas.
Para conferir a versão do sistema, usuários de iPhone devem acessar “Ajustes” > “Geral” > “Sobre”. No Android, basta entrar em “Configurações” > “Sobre o dispositivo” > “Versão do Android”.