O ator Wagner Moura foi premiado como melhor ator na 78ª edição do Festival de Cannes, realizada neste sábado, dia 24. Ele recebeu o prêmio por sua atuação no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho, que também conquistou o prêmio de melhor diretor no festival.
Esta é a primeira vez que um ator brasileiro vence na categoria de melhor ator em Cannes. O prêmio de direção para Mendonça Filho também representa a primeira vitória de um cineasta brasileiro desde Glauber Rocha.Wagner Moura não esteve presente na cerimônia de premiação, pois está envolvido nas filmagens do longa 11817, de Louis Leterrier.
diretor Kleber Mendonça Filho representou o ator na ocasião e, ao receber o troféu, declarou: “Eu tive a sorte de ter a oportunidade de trabalhar com o Wagner Moura, um grande ator e uma grande pessoa. Espero que este filme lhe traga coisas maravilhosas. Obrigado ao júri e à presidente Juliette Binoche”.
O Agente Secreto se passa em Recife, no ano de 1977, e tem Wagner Moura no papel de um pesquisador perseguido. A obra aborda a violência e a corrupção do período da Ditadura Cívico-Militar no Brasil (1964-1985), mesclando elementos de ficção com fatos históricos.
O filme foi bem recebido pela crítica internacional, recebendo o Prêmio da Crítica e longos aplausos na estreia. Foi apontado por veículos como The Guardian, Hollywood Reporter e The Playlist como uma produção de alto nível, destacando tanto a direção de Mendonça Filho quanto a atuação de Moura.