Uma usina que permite transformar a água do mar em água potável para o consumo humano será construída na Praia do Futuro, em Fortaleza, até 2026. A dessalinização vai abastecer 720 mil pessoas na capital cearense.
Inicialmente, o equipamento terá capacidade de produzir 1 m³ de água por segundo, mas o volume pode ser dobrado de acordo com a necessidade.
Neste mês, o Governo do Ceará definiu a área em que a usina será erguida. O terreno, no valor de R$ 12 milhões, foi comprado pela Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece).
Após vencer a licitação, o Consórcio Águas de Fortaleza realizará a obra, que será acompanhada pela Cagece em parceria com a gestão estadual.
“Foi elaborado um projeto executivo e solicitado um licenciamento ambiental para captar a água do mar, transformar em água potável, distribuir nos reservatórios da Cagece e abastecer a população”, explica Neuri Freitas, presidente da Companhia.
Na próxima sexta-feira (25), será realizada uma audiência pública para discutir os impactos ambientais da construção.
“A licitação foi na modalidade Parceria Público-Privada (PPP). Ao contratar uma empresa, é necessário apresentar uma série de outros estudos, que já foram apresentados à Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace)”, clarifica.