Começaram, nesta segunda-feira, dia 17, os procedimentos de carga e lacração das urnas eletrônicas para o segundo turno das eleições.
Os equipamentos estão passando pela etapa de realização de procedimentos de testagens, onde são analisados o funcionamento do teclado, a visibilidade da tela, o som emitido, entre outros, a fim de averiguar se a urna eletrônica está apta para funcionar no dia da eleição. Em seguida, o compartimento da mídia de resultado é lacrado outra vez, tornando a urna pronta para ser embalada e distribuída.
Conforme informações do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), os procedimentos estão previstos para serem realizados até o sábado, dia 22, porém, caso haja necessidade, o prazo pode ser estendido até o dia 25.
A cerimônia de preparação das urnas é aberta às entidades de fiscalização, partidos políticos, coligações e federações de partidos. A secretária de Tecnologia da Informação do TRE-CE, Lorena Belo, informou que há a possibilidade de que, pelo menos, um representante das Forças Armadas acompanhe o processo.
O cronograma do interior que conta com 17.561 urnas de seção e, aproximadamente, 2.319 de contingência, é definido pelas zonas eleitorais e a distribuição aos locais de votação é realizada na véspera da eleição.