A Universidade Federal do Ceará (UFC) conquistou a primeira colocação entre as instituições localizadas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste na edição de 2024 do AD Scientific Index. Esse ranking internacional avalia a performance científica e o valor agregado à ciência por parte de pesquisadores individuais.
O processo de avaliação envolveu a análise de 23.027 instituições provenientes de 219 países. No cenário nacional, a UFC obteve a 10ª posição, e, considerando a América Latina, ficou em 13º lugar. Além disso, a instituição cearense conta com “46 pesquisadores classificados entre os 5 mil mais citados na América Latina e 83 entre os 5 mil mais citados no Brasil”.
O índice científico classifica o desempenho de cientistas individuais em 12 áreas temáticas, incluindo Artes, Design e Arquitetura; Negócios e Gestão; Economia e Econometria; Educação; Engenharia e Tecnologia; História, Filosofia, Teologia; Direito; Medicina e Ciências da Saúde. De acordo com a UFC, a instituição possui “60 cientistas entre os 10% mais bem posicionados globalmente, sendo que oito deles estão listados no top 3% do ranking”.