O Ceará registrou um aumento de 14,7% no volume das atividades turísticas em março de 2025, em comparação ao mesmo mês de 2024. O resultado, divulgado nesta quarta, dia 14, pelo IBGE por meio da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), é mais que o dobro da média nacional, que foi de 5,8%.
Na comparação com fevereiro deste ano, o estado também apresentou desempenho positivo, com crescimento de 1,6%, enquanto o país teve uma retração de 0,2%. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor turístico do Ceará avançou 7,6%, frente à média nacional de 4,7%.
De acordo com o secretário do Turismo do Ceará, Eduardo Bismarck, o resultado é consequência das ações promovidas pelo Governo do Estado. “O Governador, Elmano de Freitas está na linha de frente das ações que impulsionam o turismo, com políticas públicas consistentes e visão estratégica”, afirmou.
Entre as iniciativas da Secretaria do Turismo estão a participação em feiras e roadshows, capacitação e formalização do setor, fortalecimento do Cadastur, além da ampliação da oferta de voos e da promoção de segmentos como esportes náuticos, turismo cultural e ecoturismo.
As ações são realizadas de forma coordenada entre o Governo do Estado, os municípios e o setor privado, com o objetivo de consolidar o Ceará como um dos principais destinos turísticos do país.