Está em andamento uma negociação entre o governo federal e a empresa chinesa ByteDance, controladora do TikTok, para um investimento de R$ 50 bilhões no Ceará. A informação foi confirmada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, nesta segunda, dia 12, durante viagem oficial à China com a comitiva presidencial.
Segundo Silveira, o foco do investimento será na instalação de data centers no estado. Ele não detalhou os valores, mas informou que uma reunião com representantes da ByteDance está marcada para os próximos dias. O ministro também destacou o interesse do governo em garantir fornecimento de energia limpa para essas instalações.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) está mobilizada para viabilizar a expansão da transmissão de energia até o Porto do Pecém, no Ceará. O complexo reúne infraestrutura industrial, portuária e uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE), sendo considerado estratégico para projetos como o da ByteDance.
“A maior parte desses investimentos, tanto em inteligência artificial quanto de data center, exige, até por uma questão de compliance, que a energia seja limpa e renovável. E o Brasil é o celeiro dessas energias”, declarou o ministro. O governo também aposta em incentivos fiscais para atrair empresas do setor de tecnologia.
A viagem faz parte da visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à China. A comitiva brasileira conta com mais de 10 ministros, que participam de reuniões com empresas chinesas, como Huawei e BID, com o objetivo de ampliar os investimentos no Brasil.