Nesta segunda-feira, dia 26, um terremoto de magnitude 5,4 na escala Richter foi registrado em Portugal, afetando a capital Lisboa e as cidades de Loures, Almada e Oeiras. O abalo sísmico ocorreu às 5h11 no horário local – correspondente a 1h11 no horário de Brasília. Após o evento, o governo informou que está em contato com as autoridades competentes e pediu calma à população.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), o epicentro foi localizado a 16 quilômetros de profundidade, com a magnitude revisada para 5,3. O terremoto também foi monitorado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) e pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico (CSEM).
Apesar de o tremor ter ocorrido na região de Lisboa, há indicações de que ele foi sentido em quase todo o país, exceto no extremo norte de Portugal. Além disso, o impacto foi percebido em algumas cidades da Espanha. Especialistas ressaltam que, embora o susto tenha sido significativo, o tremor não se compara ao devastador terremoto de 1755, que destruiu grande parte de Portugal.