A Companhia de Tecidos Norte de Minas (Coteminas), anunciou a assinatura de um memorando de entendimentos com a chinesa Shein. A empresa que pertence ao atual presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Josué Gomes da Silva, prevê que 2 mil dos clientes confeccionistas da empresa passem a ser fornecedores da companhia asiática para atender os mercados doméstico e da América.
Nesta quinta-feira, dia 20, Josué se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, com representantes da Shein, voltada especialmente para fast fashion. A parceria envolve o financiamento para capital de trabalho e contratos de exportação de produtos para o lar.
Durante a reunião, Haddad prometeu a empresários do varejo que iria trabalhar em um plano de adequação das compras feitas em lojas asiáticas de comércio eletrônico. Um dos objetivos é assegurar que o imposto seja cobrado na transação. Ele disse que será preciso criar ferramentas que melhorem e ampliem a fiscalização dos produtos importados, mas destacou que isso não é uma tarefa fácil.
“A indústria e o varejo têm condições de serem mais competitivos desde que sob as mesmas bases de competição”, disse o presidente do Instituto para o Desenvolvimento do Varejo (IDV), Jorge Gonçalves Filho, que participou do encontro.