Sessão solene marca os 190 anos da Alece

A cerimônia se destacou como o mais expressivo encontro político dos últimos anos, reunindo diversas gerações que já estiveram à frente do Poder Legislativo cearense
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Sessão solene marca os 190 anos da Alece

A cerimônia se destacou como o mais expressivo encontro político dos últimos anos, reunindo diversas gerações que já estiveram à frente do Poder Legislativo cearense
Foto: Dário Gabriel/ Alece

A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) completou 190 anos na última segunda-feira, dia 7, e celebrou a data com uma sessão solene no Plenário 13 de Maio. A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e pelo deputado Heitor Férrer (União Brasil), reuniu parlamentares, ex-parlamentares, incluindo 14 ex-presidentes e diversas autoridades políticas do Ceará, que destacaram a relevância histórica e política da instituição para o Estado.

Ao discursar, Romeu Aldigueri relembrou que, desde sua criação em 1835, a Alece tem exercido um papel fundamental como canal legítimo da população cearense.

“É o palco onde se constroem as leis que regem nossa sociedade, onde se travam debates que refletem os anseios da população e onde se decide, com responsabilidade e compromisso, o futuro de milhões de cearenses”, afirmou o presidente da Alece.

O governador Elmano de Freitas (PT), que já foi deputado estadual, também fez questão de reconhecer o legado de cada ex-presidente da Assembleia. Para ele, o Parlamento é composto por representantes com diferentes visões e ideologias, o que torna os debates ainda mais ricos e relevantes para o povo.

“Diante disso, podemos perceber que o debate político realizado aqui é feito de maneira grandiosa, visto que, com tantos pensamentos diferentes, na hora da divergência, todos buscam o consenso, momento em que a habilidade dos nossos políticos se sobressai e caminha na direção do que é melhor para suprir as demandas do nosso povo”, disse Elmano de Freitas.

O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que comandou a Alece por duas gestões antes de Aldigueri, destacou iniciativas de sua gestão, como a criação do Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a adesão da Alece ao Pacto Global da ONU e os avanços na Procuradoria Especial da Mulher e no Escritório Frei Tito de Alencar, que passou a atuar também na região do Cariri.

“Cada projeto elaborado e aprovado, cada discussão encaminhada nesta casa, tem como objetivo fazer do Ceará um estado mais humano, justo e sustentável”, ressaltou.

O evento reuniu o maior público da última década no Plenário 13 de Maio, tornando-se o maior encontro político da Alece nos últimos anos. “A Assembleia é a nossa casa, nosso lugar”, declarou Cid Gomes, que presidiu a Casa no biênio 1995-1996.

Durante a sessão, foi prestada uma homenagem póstuma à ex-deputada estadual Zélia Mota, com um minuto de silêncio. Ela faleceu no domingo, dia 6, aos 90 anos, e entrou para a história como a primeira mulher eleita para o Parlamento cearense, com atuação destacada em pautas sociais entre 1975 e 1978.

A cerimônia integrou a programação comemorativa dos 190 anos da “Casa do Povo”, que inclui ainda a realização de uma corrida de rua, a Corrida da Inclusão com crianças assistidas pelo Ciadi, a inauguração do estúdio Narcélio Limaverde na Alece FM, e o lançamento do hotsite especial “Alece 190 anos”, entre outras atividades.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.