A Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) completou 190 anos na última segunda-feira, dia 7, e celebrou a data com uma sessão solene no Plenário 13 de Maio. A solenidade, proposta pelo presidente da Casa, deputado Romeu Aldigueri (PSB), e pelo deputado Heitor Férrer (União Brasil), reuniu parlamentares, ex-parlamentares, incluindo 14 ex-presidentes e diversas autoridades políticas do Ceará, que destacaram a relevância histórica e política da instituição para o Estado.
Ao discursar, Romeu Aldigueri relembrou que, desde sua criação em 1835, a Alece tem exercido um papel fundamental como canal legítimo da população cearense.
“É o palco onde se constroem as leis que regem nossa sociedade, onde se travam debates que refletem os anseios da população e onde se decide, com responsabilidade e compromisso, o futuro de milhões de cearenses”, afirmou o presidente da Alece.
O governador Elmano de Freitas (PT), que já foi deputado estadual, também fez questão de reconhecer o legado de cada ex-presidente da Assembleia. Para ele, o Parlamento é composto por representantes com diferentes visões e ideologias, o que torna os debates ainda mais ricos e relevantes para o povo.
“Diante disso, podemos perceber que o debate político realizado aqui é feito de maneira grandiosa, visto que, com tantos pensamentos diferentes, na hora da divergência, todos buscam o consenso, momento em que a habilidade dos nossos políticos se sobressai e caminha na direção do que é melhor para suprir as demandas do nosso povo”, disse Elmano de Freitas.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT), que comandou a Alece por duas gestões antes de Aldigueri, destacou iniciativas de sua gestão, como a criação do Centro Inclusivo de Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), a adesão da Alece ao Pacto Global da ONU e os avanços na Procuradoria Especial da Mulher e no Escritório Frei Tito de Alencar, que passou a atuar também na região do Cariri.
“Cada projeto elaborado e aprovado, cada discussão encaminhada nesta casa, tem como objetivo fazer do Ceará um estado mais humano, justo e sustentável”, ressaltou.
O evento reuniu o maior público da última década no Plenário 13 de Maio, tornando-se o maior encontro político da Alece nos últimos anos. “A Assembleia é a nossa casa, nosso lugar”, declarou Cid Gomes, que presidiu a Casa no biênio 1995-1996.
Durante a sessão, foi prestada uma homenagem póstuma à ex-deputada estadual Zélia Mota, com um minuto de silêncio. Ela faleceu no domingo, dia 6, aos 90 anos, e entrou para a história como a primeira mulher eleita para o Parlamento cearense, com atuação destacada em pautas sociais entre 1975 e 1978.
A cerimônia integrou a programação comemorativa dos 190 anos da “Casa do Povo”, que inclui ainda a realização de uma corrida de rua, a Corrida da Inclusão com crianças assistidas pelo Ciadi, a inauguração do estúdio Narcélio Limaverde na Alece FM, e o lançamento do hotsite especial “Alece 190 anos”, entre outras atividades.