O SENAI Ceará será uma das instituições parceiras do Governo Federal na plataforma Brasil Mais Produtivo, com o objetivo de aumentar a competitividade e produtividade de micro, pequenas e médias empresas em todo o país.
O Gerente do Instituto SENAI de Tecnologia e do Centro de Inovação do SESI Ceará, Carlos Egberto Mesquita, participou do evento de lançamento da ação, em Brasília, representando o Superintendente Regional do SESI Ceará e Diretor Regional do SENAI Ceará, Paulo André Holanda.
Juntamente ao SEBRAE, o SENAI Ceará deve beneficiar 5.888 indústrias ao longo de três anos, com atendimento em áreas como gestão, inovação, mercado, eficiência energética e transformação digital. A previsão é que os trabalhos tenham início em fevereiro deste ano.
Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), o Brasil Mais Produtivo pretende auxiliar até 200 mil empresas de 2024 a 2027. O investimento total para a iniciativa supera R$ 2 bilhões.
Como funcionará o programa
As organizações contempladas na primeira fase da ação poderão acessar gratuitamente cursos, materiais e outras ferramentas de aperfeiçoamento. Outra medida é o acesso a crédito com juros baixos ou recursos não-reembolsáveis para que as empresas adotem tecnologias ligadas à indústria 4.0 e às “smart factories” (fábricas inteligentes).
Na segunda fase, serão oferecidas orientações, diagnósticos e planos de melhorias. Já na terceira etapa, as empresas selecionadas terão atendimento integrado com consultorias e educação, além de acesso a cursos de pós-graduação e a um plano completo de transformação digital.
Empresas interessadas em participar devem se inscrever no site do programa: brasilmaisprodutivo.mdic.gov.br.
Com informações da FIEC online.