Search
Close this search box.

Sema distribui mais de 215 mil mudas de espécies nativas em 2024

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Sema distribui mais de 215 mil mudas de espécies nativas em 2024

Em 2024, a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) produziu 215.811 mudas de espécies vegetais nativas, que foram distribuídas para ações de recuperação de áreas degradadas, arborização urbana e programas de educação ambiental nos municípios do Estado.

A produção das mudas é realizada em três viveiros estaduais, localizados em Unidades de Conservação de grande importância ambiental: o Parque Estadual Botânico do Ceará (em Caucaia), a Área de Proteção Ambiental (APA) de Baturité (em Pacoti) e o Parque Estadual do Cocó – área Adahil Barreto (em Fortaleza). Além disso, a Sema mantém viveiros regionais em diversas cidades do interior, como Acopiara, Croatá, Jardim, Tauá, General Sampaio, Cruz e Morada Nova, ampliando a produção e o alcance da iniciativa por todo o estado.

Segundo o biólogo Christopher Morais, que é técnico da Célula de Políticas de Flora da Sema, as espécies mais procuradas pelo público nos viveiros são ipê-roxo e ipê-amarelo pela beleza das flores, cajazeira e cajueiro por serem frutíferas e ingazeira por além de ser frutífera, atrai muitas aves e é ótima para sombreamento.Ele destaca que a ação é um esforço contínuo para combater a perda de biodiversidade, especialmente no que diz respeito às espécies exóticas invasoras, que representam a segunda maior causa de declínio da biodiversidade no planeta. Além de contribuir para a restauração dos ecossistemas cearenses e a promoção de um ambiente mais equilibrado.

“A produção de mudas nativas é importante para manutenção da biodiversidade local, história e cultura do Estado, além de vários benefícios como fornecimento do conforto térmico por meio do sombreamento e da umidade, e promove bem estar psicológico por meio de aroma e cores das flores e frutos das plantas”, explicou Christopher Morais.Saiba maisO trabalho de produção e doação de mudas faz parte do Programa de Valorização das Espécies Vegetais Nativas, instituído pela Lei Estadual nº 16.002, de 02 de maio de 2016, que visa incentivar o uso e a preservação das espécies nativas para fortalecer a biodiversidade cearense

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.