Saúde do Ceará promove eventos durante Semana Mundial de Vacinação

As atividades divulgam informações sobre a importância das vacinas para assegurar a proteção contra doenças imunopreviníveis
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Saúde do Ceará promove eventos durante Semana Mundial de Vacinação

As atividades divulgam informações sobre a importância das vacinas para assegurar a proteção contra doenças imunopreviníveis
Foto: reprodução

A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está realizando até o dia 26 de abril, ações para promover a Semana Mundial de Vacinação, inspiradas em iniciativas da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas). A programação conta com Dia D de vacinação contra a gripe, live de abertura, dois dias de simpósio sobre a importância das vacinas para proteger pessoas de todas as idades e um fórum com coordenadores regionais de imunização.

As atividades divulgam informações sobre a importância das vacinas para assegurar a proteção contra doenças imunopreviníveis (aquelas que podem ser prevenidas com a vacinação) e discutem estratégias de imunização, considerando a característica de cada região de saúde do estado.

A coordenadora de imunização da Sesa, Ana Karine Borges, explica que a vacina é a medida mais eficaz para prevenir diversas doenças. “Por meio dela, é possível evitar hospitalizações, sequelas e até óbitos. No Brasil, as vacinas estão disponíveis nos serviços públicos de forma gratuita, seguindo os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) de equidade e universalidade”, explica.

“Vale destacar que a vacinação de grupos específicos impacta diretamente na proteção da comunidade, reduzindo o risco de transmissão de doenças e o estado de vulnerabilidade da população”, conclui Karine Borges.

O início da Semana Mundial de Vacinação acontece com a transmissão de uma live, no dia 22 de abril, às 14h, para comunicar informações seguras das vacinas. O evento conta com a participação de especialistas, como o epidemiologista e secretário executivo de Vigilância em Saúde do Ceará, Antonio Lima Neto (Tanta); o pediatra e infectologista, Robério Leite; e a coordenadora geral de Incorporação Científica e Imunização no Programa Nacional de Imunizações (PNI), Ana Catarina Melo, entre outros.

Os cearenses podem atualizar o calendário nacional de vacinação, considerando a própria faixa etária, e conferir quais imunizantes devem tomar clicando aqui. O Calendário Nacional contempla 20 imunizantes que protegem os brasileiros em todos ciclos de vida, considerando o público de crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes.

Simpósio sobre a importância das vacinação em todas as idades

Direcionada para coordenadores de imunização, técnicos da vigilância epidemiológica e atenção primária, a atividade seguinte será a realização do Simpósio sobre a importância das vacinas em todas as idades, com inscrições abertas clicando aqui. A ação conta com a participação da alergologista pediátrica, Janaíra Fernandes, e da infectologista pediátrica, Natália Arruda. O evento está agendado para os dias 24 e 25 de abril, no Hotel Stop Way, na avenida Monsenhor Tabosa, 940.

Fórum de coordenadores regionais de imunização

Com data marcada para o dia 25 de abril, de 8h às 17h, o Fórum de coordenadores regionais de imunização é direcionado para coordenadores de imunização e responsáveis da rede de frios das Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) e Superintendências Regionais (SR). O evento está marcado para acontecer também no Hotel Stop Way, de 8h às 17h. As inscrições podem ser realizadas clicando aqui.

Cerimônia pública no Ministério Público do Ceará

A programação da Semana se encerra com a cerimônia de conclusão do Projeto Imuniza+, iniciativa do Ministério Público do Ceará criado para fomentar a mobilização dos agentes envolvidos no processo de vacinação a realizarem um monitoramento permanente das coberturas nos municípios. Com transmissão ao vivo pelo Youtube do Ministério Público do Ceará (MPCE), o evento é aberto ao público e ocorrerá das 8h às 12h.

Conquistas do Plano Nacional de Imunizações

No Ceará, a vacinação está disponível em mais de 2.500 salas, além dos Centros de Referência de Imunobiológicos Especiais (Cries) e unidades de vacinação no Vapt Vupt. Entre as conquistas dos mais de 50 anos do Programa Nacional de Imunização estão a eliminação da poliomielite, sarampo e rubéola. O recorte de feitos, no Ceará, por meio da vacinação, pode ser conferido no livro Programa de Imunização: uma história de conquistas na saúde pública do Ceará.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.