Nesta quarta-feira, dia 8, o prefeito de Fortaleza, José Sarto, apresentou proposta de reajuste aos professores, em reunião no Paço Municipal. Com isso, os docentes decidiram encerrar a paralisação das atividades, que já dura mais de 10 dias, e voltar às salas de aula amanhã, dia 9.
O gestor apresentou proposta aos professores municipais de chegar, a partir de setembro, ao reajuste requerido pela categoria de 14,95%, sem retroatividade. Os professores terão garantido o pagamento de reajuste de 5,79% retroativo a janeiro, que já havia sido anunciado para os servidores municipais em geral, nesta terça-feira, dia 7.
Além disso, foi assegurado que o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) será preservado. A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, negociará, junto aos professores, como será a reposição das aulas deste início de ano letivo de 2023.
Recentemente, a gestão realizou concurso público para a contratação de 2 mil professores efetivos para a Rede Municipal de Ensino, sendo esse o maior realizado nos últimos anos para a área da Educação. Os 1.822 professores aprovados já foram empossados e lotados. O compromisso da Prefeitura reafirma-se em atender a todas as demandas.