O prefeito José Sarto realizou, nesta quarta-feira, dia 13, uma visita técnica às obras do Posto de Saúde Floresta, localizado no bairro Álvaro Weyne. Com 1.845 m² de área construída e capacidade para atender cerca de 25 mil pessoas, o Posto Floresta será o maior do município de Fortaleza. De acordo com o prefeito, a unidade passa por uma reconstrução completa devido às condições precárias da estrutura anterior e já alcançou 70% de conclusão.
“Aqui não se trata de uma simples requalificação, mas de uma reconstrução completa. Assim como este, foram nove postos que receberam uma nova estrutura física. Além disso, construímos 18 novos postos fixos em áreas desprovidas de atendimento e entregamos seis unidades móveis — carretas de saúde — totalizando 24 novos postos. O Posto de Saúde Floresta é o maior equipamento de atenção básica de Fortaleza. Com 70% da obra concluída, nossa previsão é que a entrega aconteça no primeiro semestre do ano que vem”, afirmou o prefeito.
A nova estrutura contará com consultórios, sala de odontologia, sala de procedimentos, sala de vacinas, sala de observação, farmácia, sala de educação em saúde e banheiros acessíveis. O posto também abrigará um CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), com mais de 10 consultórios odontológicos. O investimento total da obra é de R$ 10,5 milhões.
Samuel Dias, secretário municipal da Infraestrutura (Seinf), destacou que a atual gestão investiu significativamente na saúde básica de Fortaleza, incluindo a reconstrução do Posto Floresta.
“Essa obra é parte do grande esforço para transformar a atenção básica em Fortaleza. O prefeito Sarto reformou mais de 90 postos de saúde e construiu do zero 18 novos postos em áreas onde não havia atendimento. Além disso, foram implementadas seis unidades móveis. Entre as reformas, nove foram em postos históricos, cuja estrutura, devido à idade, exigia demolição e reconstrução. O Posto Floresta é um exemplo disso, sendo agora o maior da cidade”, ressaltou o secretário.