Durante a sessão plenária desta terça, dia 13, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), apresentou um balanço dos primeiros 100 dias de gestão da Mesa Diretora. Em seu pronunciamento, ele destacou as ações realizadas e as conquistas do Parlamento estadual no período.
Segundo o deputado, a Casa aprovou 328 projetos de lei e mais de dois mil requerimentos desde o início da gestão. “Esses números que citei não são números da burocracia, são números da democracia – democracia viva, pujante, brilhante”, disse o presidente durante o primeiro expediente da sessão.
Uma das principais iniciativas ressaltadas foi a aprovação do projeto de lei nº 353/2025, que cria o programa Ceará de Valores. A proposta é voltada à formação cidadã, à liderança juvenil e à valorização do desporto e da identidade cultural cearense. O programa contempla jovens de 14 a 29 anos e será executado em formato híbrido, com ações presenciais e o uso de plataformas digitais.
O programa foi desenvolvido em resposta a desafios enfrentados pela juventude cearense, como desemprego, evasão escolar e escassez de oportunidades formativas. As atividades serão articuladas em três eixos: liderança e habilidades para o futuro; cidadania e participação social; e empreendedorismo e novas economias.
Ainda em sua fala, Romeu Aldigueri afirmou que a Alece tem cumprido seu papel institucional. “Nós aprovamos o Ceará de Valores com o objetivo de ofertar uma formação cidadã aos jovens com a valorização da identidade cultural cearense e desenvolvimento de competências para o século XXI”, declarou.