O mundo católico testemunhou nesta quinta, dia 8, um momento histórico: a apresentação oficial do novo papa. Após a fumaça branca surgir da chaminé da Capela Sistina, indicando a escolha do sucessor de Francisco, o cardeal protodiácono Dominique Mamberti apareceu na varanda central da Basílica de São Pedro e pronunciou a tradicional frase latina: “Annuntio vobis gaudium magnum: Habemus Papam! Eminentissimum ac Reverendissimum Dominum, Dominum Robert Francis Prevost, qui sibi nomen imposuit Leão XIV.”
A frase, que significa “Anuncio a vocês uma grande alegria: temos um papa! O eminentíssimo e reverendíssimo senhor Robert Francis Prevost, que escolheu para si o nome de Leão XIV” marca o início de um novo pontificado.
A Praça de São Pedro, completamente lotada, recebeu com emoção o novo pontífice, que apareceu alguns minutos depois na sacada principal. Vestido com a batina branca papal e com semblante sereno, ele fez sua primeira saudação aos fiéis e concedeu a bênção apostólica Urbi et Orbi, à cidade de Roma e ao mundo.
A eleição do novo papa americano, de 69 anos, foi concluída no segundo dia de conclave, após quatro rodadas de votação entre os 133 cardeais eleitores, oriundos de 71 países. O processo exigiu uma maioria de dois terços para a escolha final.Com a escolha do novo papa, a Igreja Católica inicia uma nova etapa, cercada de expectativas quanto ao rumo que o pontificado de Leão XIV irá tomar.