Em estudo publicado na revista Cell Chemical Biology, pesquisadores dos EUA revelaram o potencial de um novo remédio para câncer chamado AOH1996. A substância pode matar todos os tumores e ainda assim preservar as células saudáveis.
Os pesquisadores testaram o AOH1996 em mais de 70 linhagens de células cancerígenas e várias células normais de controle, e descobriram que o medicamento mata seletivamente as células tumorais, interrompendo seu ciclo celular reprodutivo normal.
Conforme aponta o artigo, o AOH1996 foi eficaz em células cultivadas em laboratório derivadas de vários tipos diferentes de câncer, incluindo câncer de mama, próstata, cérebro, ovário e pulmão.
Na prática, o remédio impediu que as células com DNA danificado se dividissem e efetuassem cópias do DNA defeituoso, levando à morte celular nas células cancerígenas, mas não interrompendo o ciclo reprodutivo das células-tronco saudáveis.
Outros experimentos da equipe também mostraram que a droga experimental aumentou a sensibilidade das células cancerígenas cultivadas em laboratório à cisplatina, uma substância quimioterápica amplamente utilizada.