A Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura de Fortaleza (Secultfor), anuncia a programação do segundo fim de semana de pré-Carnaval em Fortaleza. Após reunir um público de 75.000 foliões na abertura do Carnaval de Fortaleza 2025, no último final de semana, entre os polos da Praça do Ferreira, do Aterrinho da Praia de Iracema e do inédito Polo de Lazer do Conjunto Ceará, a programação se estende por 11 pontos distribuídos entre cinco regionais, sendo três deles novidade: Polo de Lazer Sargento Hermínio (São Gerardo), Praça da Lagoa de Messejana e Praça do Mirante (Morro Santa Terezinha).
A festa também continua em polos já tradicionais da cidade: Aterrinho da Praia de Iracema, Benfica, Centro Cultural Belchior, Mercado dos Pinhões, Mocinha, Passeio Público, Praça do Ferreira e Raimundo do Queijo.
Atrações deste fim de semana
Na sexta-feira (07/02), a folia é na Regional 12 e começa às 18h30 com o bloco Luxo da Aldeia e seu clássico repertório em homenagem à música cearense na Praça do Ferreira. No Mercado dos Pinhões, a festa inicia mais cedo, às 17h, com a energia da DJ Ada Porã, Karol do Axé e Essas Mulheres. Já no Centro Cultural Belchior, a animação começa às 17h30, com apresentações dos Tambores Carnavalescos Caravana Cultural, do Bloco Esse Ano Eu Não Morro e dos Dragões do Ritmo, na sequência.
No sábado (08/02), a festa contempla as Regionais 2, 3, 4, 6 e 12. No Aterrinho da Praia de Iracema, a programação inicia às 16h com o tradicional cortejo das baterias de samba, reunindo Baqueta Clube de Ritmistas, Unidos da Cachorra, Camaleões do Vila e Bonde Batuque. No palco, a animação tem início às 17h com o som do DJ Kinas, seguido pelo Bloco Mambembe. Na sequência, a lenda Moacyr Luz & Samba do Trabalhador traz para Fortaleza o tradicional samba que virou atração imperdível das noites cariocas às segundas-feiras. O encerramento da noite no polo fica por conta do bloco fortalezense Bonde Batuque.
Enquanto isso, às 18h, o polo da Mocinha recebe o Bloco Num Ispaia Sinão Ienche, e na Praça do Ferreira, no mesmo horário, o Bloco Concentra Mas Não Sai anima o público. Na Praça João Gentil, no Benfica, a folia tem início às 17h com o DJ Silas, Lidia Maria e o Bloco do Prazer, além da Banda no Lance.
Também no sábado, três novos polos entram no circuito da festa. A partir das 16h, a animação toma conta da Praça do Mirante (Morro de Santa Terezinha) com o DJ Fish Vinil, Semente Brasileira e Beat Levada Brasileira. No mesmo horário, o Polo de Lazer da Sargento Hermínio dá início à folia com DJ Thalu, Samba do Zé e Banda Dó Ré Mi. Já na Praça da Lagoa de Messejana, a festa também começa às 16h, reunindo o DJ Adrian Brasil, Prabalá e Tropa do Rubão para agitar o público.
No domingo (09/02), a programação acontece nas Regionais 4 e 12, com atrações para todos os gostos e idades. Na Regional 4, a festa vai rolar no Benfica (Praça João Gentil), a partir das 14h, com os agitos do DJ Femo, a energia contagiante da Orquestra de Tambores Solar e o talento de Yane Caracas e Banda. Já na Regional 12, o dia será de pura diversão para a família, com a programação infantil no Passeio Público, de 9h às 12h. No polo Raimundo do Queijo, a partir das 10h, o Samba do PNS, o show de Dedim Gouveia Jr. e o Bloco das Sardinhas com Bárbara Sena e convidadas completam a folia.
Programação infantil
No domingo (09/02), a programação infantil no Passeio Público começa às 9h, trazendo muita alegria e diversão para a criançada com as apresentações de Charanga do Tio Marcão Lindão e Tia Samila e sua turma.
Confira a programação do segundo fim de semana de Pré-Carnaval em Fortaleza
Sexta-feira (07/02)
Praça do Ferreira
18h30 – Luxo da Aldeia
Mercado dos Pinhões
17h – DJ Ada Porã
18h40 – Karol do Axé
20h20 – Essas Mulheres
Centro Cultural Belchior
17h30 – Tambores Carnavalescos Caravana Cultural
19h – Bloco Esse Ano Eu Não Morro
20h30 – Dragões do Ritmo
Sábado (08/02)
Mocinha
18h – Bloco Num Ispaia Sinão Ienche
Praça do Ferreira
18h – Bloco Concentra Mas Não Sai
Aterrinho da Praia de Iracema
15h – Concentração dos blocos
16h – Cortejo Baqueta Clube de Ritmistas
17h – Cortejo Unidos da Cachorra
18h – Cortejo Bloco Camaleões do Vila
19h – Cortejo Bloco Bonde Batuque
Palco
17h – DJ Kinas
18h30 – Bloco Mambembe
20h30 – Moacyr Luz & Samba do Trabalhador
22h30 – Bloco Bonde Batuque
Benfica (Praça João Gentil)
17h – DJ Silas
18h – Lidia Maria e o Bloco do Prazer
20h – Banda No Lance
Praça do Mirante (Morro de Santa Terezinha)
16h – DJ Fish Vinil
17h – Semente Brasileira
18h30 – Beat Levada Brasileira
Polo de Lazer da Sargento Hermínio
16h – DJ Thalu
17h – Samba do Zé
18h30 – Banda Dó Ré Mi
Praça da Lagoa de Messejana
16h – DJ Adrian Brasil
17h – Prabalá
18h30 – Tropa do Rubão
Domingo (09/02)
Benfica (Praça João Gentil)
14h – DJ Femo
14h30 – Orquestra de Tambores Solar
16h30 – Yane Caracas e Banda
Passeio Público
9h – Charanga do Tio Marcão Lindão
10h30 – Tia Samila e sua turma
Raimundo do Queijo
10h – Samba do PNS
12h – Dedim Gouveia Jr.
14h – Bloco das Sardinhas com Bárbara Sena e convidadas
Atrações nacionais
Entre as 14 atrações nacionais, além de Mart’nália, Solange Almeida e Jorge Aragão, que abriram a agenda momina no último final de semana, também se apresentam Moacyr Luz & Samba do Trabalhador (08/02), Bloco da Mariana Aydar (15/02), Marcelo D2 & um Punhado de Bamba (22/02), Ednardo e Nação Zumbi (01/03), Don L e Xamã (02/03), Tropykália e Magníficos (03/03), Gaby Amarantos e Margareth Menezes (04/03). “Esta curadoria vem sendo norteada para promover a inclusão e a pluralidade, abraçando gêneros musicais diversos, pensados para contemplar diferentes faixas de público”, ressalta Helena Barbosa.
Próximas Atrações Nacionais no Aterrinho da Praia de Iracema
08/02 (sábado)
20h30 – Moacyr Luz & Samba do Trabalhador
15/02 (sábado)
20h30 – Bloco da Mariana Aydar
22/02 (sábado)
20h30 – Marcelo D2 & um Punhado de Bamba
01/03 (segunda-feira)
20h – Ednardo
22h – Nação Zumbi
02/03 (segunda-feira)
20h – Don L
22h – Xamã
03/03 (segunda-feira)
20h – Tropikália
22h – Magníficos
04/03 (segunda-feira)
20h – Gaby Amarantos
22h – Margareth Menezes
Descentralização
Seguindo a diretriz de descentralização das políticas públicas, a Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria da Cultura (Secultfor), realizou um teste inovador ao levar um grande palco para um bairro da periferia, com o objetivo de avaliar a aceitação do público e garantir uma programação que também alcance mais espaços da cidade. Para essa edição, a Pasta assegurou, além dos grandes shows no Aterrinho da Praia de Iracema, um palco médio com a participação de diversos artistas fortalezenses em todas as Regionais de Fortaleza, uma curadoria que vem priorizando a história das atrações com o local e a origem dos artistas de cada território. “Esse é o primeiro grande evento estruturante, então estamos em fase de experimentação desse formato, estudando, de forma responsável, como os territórios acolhem a programação. O processo é muito mais complexo do que parece, pois não se trata meramente de levantar um palco, mas de toda uma operação logística que requer uma grande articulação. A ideia é replicar e expandir essa descentralização para outros grandes eventos estruturantes para além do Carnaval”, explica a secretária Helena Barbosa.
Reconhecendo a fragilidade do edital de credenciamento dos artistas, lançado no fim do ano passado, o que limitou os prazos para a execução, a titular da Pasta, a secretária Helena Barbosa, destaca o grande empenho das secretarias e órgãos parceiros, que estão trabalhando em regime de mutirão para viabilizar a difusão da programação em tempo hábil. Com resultado do edital de credenciamento de artistas divulgado nesta quinta-feira (06/02), a Secultfor priorizou o agendamento para o fechamento da programação deste final de semana. O agendamento seguirá e, nos próximos dias, Fortaleza conhecerá a programação completa.
Apesar da redução de mais de um milhão no orçamento, em relação ao Carnaval anterior, houve um aumento dos investimentos no fomento à cultura local. Mais de R$ 3,3 milhões estão sendo revertidos em apoios financeiros a agremiações e blocos independentes e contratação de artistas locais e pesquisadores, processo executado por meio dos editais. Quando estendida a produtores, técnicos e agentes culturais diversos, a soma de investimentos chega a mais de R$ 19 milhões aportados na cadeia cultural, o que fortalece a economia local.
Homenagem
Em 2025, o Carnaval de Fortaleza rende homenagem ao cantor e compositor Ednardo, ícone da música cearense que, junto a nomes como Amelinha, Belchior, Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Rodger Rogério e Téti, o Pessoal do Ceará, revolucionou o cenário cultural nacional, na década de 1970, dando origem a um dos mais ricos movimentos da música brasileira. Sua vasta produção soma mais de 400 títulos, entre eles “Pavão Mysteriozo”, “Terral”, “Longarinas”, hinos que atravessam gerações com sua mistura de ritmos tradicionais nordestinos e MPB e que cantam o Ceará e sua cultura.
Serviço: Programação Carnaval de Fortaleza 2025 entre 7 e 9 de fevereiro
Horários diversos
Locais: Praça do Ferreira (entre as ruas Major Facundo e Floriano Peixoto – Centro), Mercado dos Pinhões (Praça Visconde de Pelotas, s/n – Centro), Centro Cultural Belchior (Rua dos Pacajús, 123 – Praia de Iracema), Mocinha (Rua Padre Climério, 140 – Meireles), Aterrinho da Praia de Iracema (Av. Beira-Mar, s/n), Benfica (Praça João Gentil – Rua João Gentil, s/n – Gentilândia), Praça do Mirante (Rua do Mirante, 34 – Morro Santa Terezinha), Polo de Lazer da Sargento Hermínio (Av. Sargento Hermínio – São Gerardo), Praça da Lagoa de Messejana (Av. Jornalista Tomaz Coelho, 410 – Messejana).
Acesso gratuito