Search
Close this search box.

Presidente Romeu Aldigueri visita órgãos de direitos humanos da Alece

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Presidente Romeu Aldigueri visita órgãos de direitos humanos da Alece

Foto: Junior Pio

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece), deputado Romeu Aldigueri (PSB), e a primeira-dama, Tainah Marinho, visitaram, na manhã desta segunda-feira, dia 10, as instalações dos equipamentos de direitos humanos da Casa. Eles conheceram o trabalho desempenhado pela Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, pelo Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) e pelo Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV). Para o presidente da Alece, a atuação desses equipamentos do Legislativo estadual é exemplar, sendo referência nacional e internacional. 

“A Assembleia Legislativa hoje tem parcerias com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH) e com entidades como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O que queremos, nessa nova gestão da Casa, é aperfeiçoar esse trabalho, melhorando-o e fazendo com que ele chegue aos 184 municípios cearenses”, destacou o presidente.

Ainda segundo Romeu Aldigueri, a Presidência da Alece está à disposição para dar mais efetividade aos serviços de direitos humanos prestados pela Casa. “São serviços extremamente importantes, e vamos buscar novas parcerias para alcançar todo o estado do Ceará, com metas claras e específicas de redução da violência, principalmente no que se refere à mortalidade juvenil”, enfatizou.

Ex-presidente da CDHC, deputado Renato Roseno apresenta ações dos órgãos / Foto: Júnior Pio

Na avaliação do deputado Renato Roseno (Psol), que presidiu a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania, o EFTA e o CPCV da Alece e que conduziu a visita, foi bastante enriquecedora a oportunidade de apresentar ao presidente do Legislativo estadual as experiências dos equipamentos de direitos humanos da Casa. “Ficamos muito felizes com a disposição do presidente Romeu Aldigueri e da primeira-dama de conhecerem nossa atuação e acompanharem o nosso trabalho. Eles saíram muito sensibilizados com a necessidade de fortalecer esse braço de cidadania da Alece”, assinalou.

De acordo com o deputado, “aqui, na Comissão de Direitos Humanos, nós fizemos mais de 400 atendimentos a vítimas de violência. No EFTA, são mais de 65 mil famílias atendidas ao longo da sua atuação em processos administrativos ou judiciais. Já o CPCV faz visitas em escolas públicas, produz diversas pesquisas que baseiam políticas de prevenção à violência”, enumerou.

ESCRITÓRIO FREI TITO DE ALENCAR

O Escritório de Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Popular Frei Tito de Alencar (EFTA) é um órgão permanente de promoção à cidadania da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). 

A atuação do EFTA tem foco na assessoria jurídica popular, judicial e extrajudicial às comunidades vulnerabilizadas, aos grupos, coletivos, movimentos e indivíduos em casos emblemáticos de violações de direitos humanos. O escritório atua de forma integrada com a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Alece.

Ao longo dos anos de atuação, o órgão se consolidou como importante instrumento de promoção e defesa dos direitos humanos no estado do Ceará e no Brasil. 

COMITÊ DE PREVENÇÃO E COMBATE À VIOLÊNCIA

O Comitê de Prevenção e Combate à Violência (CPCV) é uma instância de estudo, debate e mobilização, vinculada à Mesa Diretora, que conta com o apoio de diversos atores e instituições, em um esforço interinstitucional pela vida.

Instituído em 2016 com a denominação de Comitê Cearense pela Prevenção de Homicídios na Adolescência, iniciou suas atividades em parceria com o Governo do Estado, Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e instituições do poder público e da sociedade civil, como Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ceará (CEDCA) e o Instituto Oca, e se constituiu com foco na prevenção de homicídios na adolescência.

Entre 2010 e 2020, 8.061 adolescentes foram mortos/as no Ceará, estado que liderou, em 2016, o ranking do Índice de Homicídios na Adolescência (IHA), de acordo com pesquisa realizada pelo Unicef, Laboratório de Análise da Violência (LAV-UERJ) e Observatório de Favelas. Diante disso, o CPCV tem como objetivo produzir conhecimento para fundamentar recomendações de ações que incidam nas políticas de prevenção à violência, visando à redução de homicídios contra adolescentes no Ceará.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.