Presença feminina cresce no mercado de trabalho cearense

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Presença feminina cresce no mercado de trabalho cearense

Foto: reprodução/ Governo do Ceará

Em 2025, as mulheres mantêm a trajetória de ampliação da sua participação no mercado de trabalho formal. Nos dois primeiros meses do ano, mais de 3,4 mil mulheres ocuparam as novas vagas de empregos formais geradas no estado.

Os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego, apresentam uma ampliação da presença feminina no saldo acumulado dos novos empregos formais gerados, saltando de 37,7% (2023) para 46,2% (2024). Nos dois primeiros meses de 2025 essa participação chega a 56,8%.

Para o secretário do Trabalho, Vladyson Viana, observa-se que há uma tendência de ampliação. “Acreditamos que as diversas políticas implantadas pelos governos Federal e Estadual tem auxiliado esse processo da inclusão produtiva das mulheres no mercado de trabalho. Sabemos que os desafios ainda são grandes, e passam também pela igualdade salarial, mas estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para garantir mais igualdade,” complementa Viana.

Nesse sentido, buscando discutir estratégias parceiras que efetivem ainda mais essa participação, na manhã desta quinta-feira (3), a secretária das Mulheres, Lia Gomes, esteve reunida com o secretário Vladyson Viana. Na ocasião, abordaram ações já realizadas em parceria, como o Ceará Credi Mulher, bem como a ampliação de algumas atividades, a exemplo do encaminhamento para o mercado de trabalho do público atendido pelas Casas das Mulheres Brasileira e Cearense.

Durante a reunião, a secretária Lia Gomes enalteceu o trabalho de oferta de empregos e captação de vagas junto às empresas, bem como o Ceará Credi, que hoje conta com 75% dos beneficiados deste crédito sendo mulheres. “A nossa reunião hoje foi focada em otimizar o fluxo, especialmente, para inserir as mulheres que são vítimas de violência, porque as pesquisas mostram que, em muitas vezes, elas não conseguem sair das relações abusivas por causa da dependência econômica do agressor”, complementa a secretária.

Pela Secretaria das Mulheres (SEM), também estiveram presentes ao encontro secretária executiva de Políticas para as Mulheres, Liliane Araújo, e a coordenadora da autonomia econômica Juliana Lima, e pela Secretaria do Trabalho (SET), o secretário executivo do Trabalho e Empreendedorismo, Renan Ridley, e a colaboradora da Coordenadoria de Economia Popular e Solidária e Arranjos Produtivos Locais (Coesa), Eva Amorim.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.