Nesta quarta-feira, dia 25, o Instituto Dr. Albino Nogueira (Idan) realizou o Prêmio Fortaleza do Empreendedorismo 2024, premiando Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas e Pequenas Empresas da capital que se destacaram nas categorias de Impacto Socioambiental, Liderança Feminina e Maior Crescimento.
A cerimônia aconteceu no auditório do Manhattan Square Garden, e os concorrentes foram avaliados por uma banca composta por membros de médias e grandes empresas, consultores, entidades e órgãos de relevância no mercado profissional fortalezense.
Ao todo foram 320 inscritos, 11 finalistas e 3 ganhadores. As premiadas foram: Meu Eco – Cosméticos Naturais, Brunna Angelica Evarista da Silva, vencedora categoria Impacto Socioambiental; Tasquinha Português, Irismaria Mendes Gomes de Araújo, vencedora da categoria Maior Crescimento e Diana Dias Dindin Gourmet, Diana Dias da Cruz, vencedora da categoria Liderança Feminina.
O primeiro colocado em cada uma das categorias recebeu um troféu e um diploma como também ganhou um curso de marketing digital, um Smartphone Motorola Moto G04S 4G Grafite 128GB, Tela 6,6″, 4GB + 4GB RAM Boost, Câmera de 50MP, um Ring Light Led 26cm com Tripé 210cm e uma reportagem do Grupo O Otimista para divulgar o seu negócio.
Para Maurício Júnior, representante do Idan, o Prêmio Fortaleza do Empreendedorismo tem o papel de contribuir para a criação, para a solidificação da cultura empreendedora em Fortaleza.
“Na hora que a gente reconhece e identifica, seja um pequeno empresário, seja um pequeno empreendedor, seja alguém que tem uma MEI, as características que fazem alguém ser empreendedor, – que foi o que procuramos na pesquisa, – valorizamos exatamente o que há de diferencial em cada um. Ser empreendedor, antes de mais nada é ser otimista, é olhar para os desafios que cada um encontra a cada passo de ser empreendedor, a cada passo de fazer um novo negócio. Se você não for otimista, você não consegue andar. Este prêmio valoriza este olhar, quem alcançou este espaço e valoriza a cultura do empreendedorismo no Ceará”, afirma.
Aline Cordeiro, administradora, consultora, especialista em pequenos negócios e palestrante da noite, disse que de uma forma muito feliz, analisou cada uma das experiências de negócios.
“Nos deparamos com negócios extremamente ricos e poderosos em relação a mudanças no seu setor econômico, a transformações de vidas. Enquanto a gente fala de um negócio, a gente está falando de transformação de vida do empreendedor e transformação da comunidade onde este negócio se localiza. Além disso, há algo muito importante que a gente tem que lembrar, sempre que tocamos em pequenos negócios, pois eles movem este país, o nosso estado, movem a nossa cidade, Fortaleza”, enfatiza a especialista.
Rodrigo Nogueira, secretário de desenvolvimento econômico, que também participou da premiação, destacou que Fortaleza é a cidade que mais incentiva o empreendedorismo no Brasil, de acordo com o Prêmio Connected Smart Cities recebido recentemente, pela segunda vez consecutiva.
“É muito importante a gente saber que está sendo realizado um bom trabalho; que lideramos o Norte e Nordeste como a cidade que mais gera emprego, temos 54% dos empregos gerados no Ceará, em Fortaleza. A melhor premiação para nós é ver o nosso povo empregado, representarmos a menor taxa de desemprego de todas as capitais no Nordeste. É muito bom ver nossas pessoas sendo reconhecidas”, afirma o secretário.