Autoridades políticas e religiosas do Ceará se manifestaram nesta segunda-feira, dia 21, para lamentar a morte do papa Francisco, aos 88 anos. A repercussão incluiu pronunciamentos de representantes do poder executivo estadual e municipal, além de parlamentares e do ministro da Educação.
O governador do Ceará, Elmano de Freitas, destacou o compromisso do pontífice com os mais necessitados. “Vai em paz, papa Francisco. Seu legado de amor e dedicação aos mais pobres e desassistidos jamais será esquecido”, declarou.
O prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão, também prestou homenagem ao papa. “Para os católicos, um líder generoso. Para o mundo, exemplo de fé e caridade. Compartilhar o mesmo tempo que o papa Francisco, com seus posicionamentos sempre tão cheios do amor cristão, toca profundamente a todos nós (…)”, afirmou em nota.
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Romeu Aldigueri, publicou mensagem de pesar em suas redes sociais. “Recebi com profunda tristeza a notícia do falecimento do Papa Francisco. Na véspera de sua partida, o Santo Padre fez uma breve aparição na sacada da Basílica de São Pedro, no Vaticano, onde deixou sua última mensagem pública ao mundo. Um gesto de fé, amor e esperança que marcará para sempre a história da Igreja e da humanidade”, escreveu.
O ministro da Educação, Camilo Santana, agradeceu ao papa Francisco por suas contribuições. “Obrigado por tanto, Papa Francisco. Que Deus te receba em sua infinita misericórdia (…)”. Camilo também relembrou o encontro que teve com o pontífice em 2017, no Vaticano, quando falou sobre a reconciliação entre a Igreja Católica e o Padre Cícero.