O Governo do Ceará inicia o ano de 2025 dando continuidade aos investimentos na Segurança Pública. Nesta quinta-feira (2), o governador do Estado, Elmano de Freitas, entregou mais 108 novas motocicletas para a Polícia Militar do Ceará (PMCE).
A entrega foi realizada no bairro Parangaba, em Fortaleza, com as presenças do secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo; e outras autoridades.
“Com essas, já são mais de 200 motos, chegando a 750 viaturas entregues para as Forças de Segurança do Ceará. O nosso planejamento é chegar a 1.500. Isso combinado com os concursos para a Polícia Militar e Polícia Civil. Nas próximas semanas, os editais vão ser lançados. Vamos continuar nesse trabalho de intensificação e fortalecimento para ter mais presença policial nas ruas, protegendo o cidadão e dissuadindo o criminoso”, ressaltou Elmano de Freitas.
Com investimento de R$7,4 milhões, as 108 motocicletas vão reforçar a atuação dos policiais. Do total, são 48 motos para o Policiamento Ostensivo Geral (POG) na Capital, Caucaia e Maracanaú; 20 motos para o Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE); e 40 motos para o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio).
“Dentre essas unidades, nós vamos alocar exatamente onde há necessidade de substituir motos mais antigas por novas, mas também onde a gente precisa ter mais mobilidade, atuar com mais velocidade para dar respostas mais rápidas à sociedade”, explicou o titular da SSPDS, Roberto Sá.
O comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo, também destaca a importância de equipar o efetivo com motos potentes. “É importantíssimo para que seja realizado o policiamento do POG, BPRE e CPRaio, sempre visando resultados para a nossa sociedade”, reforçou.
Mais entregas
A nova entrega se soma aos investimentos feitos pelo Governo do Estado que, nos últimos dois anos, totaliza 750 viaturas entregues, implantação de oito novas unidades do CPRaio e videomonitoramento, além da aquisição de 7.423 equipamentos (coletes, bicicletas, equipamentos de rádio, tanque de combustível).
Nesse período também foram realizadas promoções de quase cinco mil agentes da Segurança Pública e convocação de mais de 2.700 profissionais. A meta é chegar a 6.730 novos profissionais nomeados, além de 1.515 viaturas entregues e 52.281 equipamentos adquiridos.
Outra estratégia é a reestruturação da SSPDS e suas vinculadas, para garantir atuação mais integrada e eficiente em todo o Ceará. Isso significa descentralização de serviços, com novos batalhões, núcleos e departamentos, além do fortalecimento da Inteligência e formação contínua dos agentes.