O Governo do Ceará realizou, nesta quinta, dia 22, a cerimônia de comemoração dos 190 anos da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O evento contou com a presença do governador Elmano de Freitas, do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, do comandante-geral da PMCE, coronel Sinval Sampaio, e de outras autoridades.
Durante a solenidade, o governador destacou os investimentos feitos na segurança pública, incluindo a modernização da sede do Comando-Geral, entrega de 557 viaturas, implantação de nove bases do CPRaio, ampliação do videomonitoramento e reestruturação da corporação, que agora possui oito Comandos Regionais, 48 Batalhões e 134 Companhias.
O governo também informou que está em andamento um concurso com mil vagas para soldados da PMCE, que já conta com mais de 50 mil inscritos.
De acordo com a Secretaria da Segurança, no primeiro semestre foram registradas reduções de 18,3% nos crimes violentos letais e intencionais (CVLIs) e de 26,8% nos crimes patrimoniais. Houve ainda aumento de 6,2% nas apreensões de armas de fogo e 10,7% nas prisões em flagrante, além de crescimento de 37% na prisão de homicidas e integrantes de organizações criminosas.
Atualmente, a Polícia Militar do Ceará conta com um efetivo de 20.660 policiais distribuídos em todo o estado, atuando no policiamento ostensivo por meio de unidades e subunidades operacionais.