Search
Close this search box.

PIB cearense cresce 5,26% no primeiro trimestre, o dobro da média do país

Os números foram divulgados, na tarde desta terça-feira, dia 26, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

PIB cearense cresce 5,26% no primeiro trimestre, o dobro da média do país

Os números foram divulgados, na tarde desta terça-feira, dia 26, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).
Foto: reprodução

O Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará registrou crescimento de 5,26% no primeiro trimestre de 2024 em comparação ao mesmo período de 2023. O resultado cearense é mais que o dobro do registrado no Brasil, de 2,5%, na mesma comparação. Os números foram divulgados, na tarde desta terça-feira, dia 26, pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece).

O índice do PIB estadual nos primeiros três meses deste ano, quando comparado ao quarto trimestre de 2023, também apresentou elevação de 2,7%, superando novamente a média nacional no mesmo período, que atingiu 0,8%.

Já o PIB cearense acumulado nos últimos quatro trimestres foi de 3,31% contra 2,5% do nacional. O crescimento da economia do Ceará superou os PIBs da Bahia e Pernambuco no primeiro trimestre deste ano, respectivamente de 2,9% e 1,8%.

Atualmente, a previsão do PIB do Ceará para 2024 é de um crescimento de 3,16%, resultado acima da estimativa do nacional, que é de 2,08%. A primeira perspectiva, ainda em dezembro de 2023, era de 1,91%, passando para 2,31% em março.

Em todas estimativas os índices esperados também superaram o nacional, de 1,5%; 1,78% e, finalmente, de 2,08%.

Setores

Dentre os três setores que compõem o PIB (Serviços, Agropecuária e Indústria), o melhor resultado no Ceará no primeiro trimestre de 2024 ficou com a Indústria, que apresentou desempenho de 12,83% em relação ao primeiro trimestre de 2023, superando o do Brasil, de 2,8%.

O segundo melhor resultado ficou com Serviços, com 3,87%, seguido pela Agropecuária, com índice de 2,07%, enquanto o nacional foi de 3,0% e -3,0%, respectivamente.

Ao analisar as taxas de crescimento do Valor Adicionado por setores no primeiro trimestre de 2024, em relação ao quarto trimestre de 2023, o PIB cearense, que fechou em alta de 2,7%, foi impulsionado pelo desempenho da Indústria (+6,28%), bem acima da nacional, de -0,1%, seguido pela Agropecuária, com 3,4%, contra 11,3% do Brasil. Já o setor de Serviços estadual fechou com 1,39%, enquanto o nacional 1,4%.

Estados que calculam o PIB

Além do Ceará, mais dez estados brasileiros realizam o cálculo do PIB, indicador que mostra a tendência do desempenho da economia no curto prazo: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, São Paulo, que utilizam a mesma ponderação das Contas Regionais. É calculado com base nos resultados dos três setores, Agropecuária, Indústria e Serviços e desagregados por suas atividades econômicas.

É importante ressaltar que, como indica somente uma tendência de crescimento ou arrefecimento da economia, suas informações e resultados são preliminares e sujeitos a retificações, quando forem calculadas as Contas Regionais definitivas, em conjunto com o IBGE e as 27 Unidades da Federação.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.