A população de Fortaleza terá acesso, no dia 15 de maio, aos dados da pesquisa “Cultura nas Capitais”, que identificou os hábitos culturais em todas as capitais brasileiras. O evento ocorrerá das 9h às 13h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará, com participação gratuita mediante inscrição prévia no site. As vagas são limitadas.
ealizada pela consultoria JLeiva Cultura & Esporte, a pesquisa entrevistou 19,5 mil pessoas nas 26 capitais e no Distrito Federal. Em Fortaleza, foram realizadas 600 entrevistas presenciais, com o objetivo de compreender o perfil de quem acessa e quem não acessa atividades culturais na cidade.
A programação será dividida em duas mesas de debate. A primeira, com o tema “Acesso à cultura nas capitais – Desigualdade e diversidade”, contará com a presença de Rafael Felismino, Helena Barbosa e Rachel Gadelha. A segunda mesa abordará “Hábitos culturais em Fortaleza: Música, espaços e eventos” e terá a participação de Claudia Leitão, Giza Diógenes e Zaneir Teixeira.
O seminário faz parte de uma série de eventos que ocorrerão em todas as capitais ao longo de 2025. A iniciativa tem patrocínio do Itaú e do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Rouanet, e conta com a parceria da Fundação Itaú.