Pela primeira vez em 72 anos de existência, o Banco do Nordeste (BNB), maior instituição de desenvolvimento regional da América Latina, tem uma mulher na presidência interina. Ana Teresa Barbosa de Carvalho, que já atuava como diretora de Administração do banco desde 2023, assumiu temporariamente o comando da instituição, acumulando também a diretoria Financeira e de Crédito durante as férias dos titulares dessas pastas, Paulo Câmara e Wanger Rocha.
A nomeação de Ana Teresa representa um marco para o BNB e reforça o compromisso da gestão atual com a diversidade e a inclusão, especialmente às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Além de evidenciar a importância da liderança feminina no setor financeiro, a iniciativa incentiva outras mulheres dentro da organização a buscar cargos de destaque e a contribuir para o crescimento da instituição.
Em sua declaração, Ana Teresa agradeceu a confiança do Conselho de Administração do BNB e a sensibilidade do presidente Paulo Câmara por possibilitar essa conquista no mês de março, período em que a valorização da mulher ganha ainda mais visibilidade. Ela também dedicou esse momento especial à sua mãe, Aninha Barbosa, reforçando a capacidade feminina de ocupar qualquer espaço na sociedade.
“Este é um movimento muito simbólico e, por isso, quero agradecer a confiança do Conselho de Administração do BNB e a sensibilidade do presidente Paulo Câmara de nos celebrar com esse convite no mês de março, que é um momento de valorização das nossas mulheres. E também quero dedicar essa conquista a minha querida mãe, Aninha Barbosa, que me ensinou que nós mulheres somos feitas para ocupar todos os espaços que existem”, afirma Ana Teresa.