Os alunos selecionados pelo programa Pé-de-Meia, que fazem aniversário em janeiro e fevereiro, receberão a primeira parcela do benefício nesta terça-feira, dia 26. O valor de R$ 200 é referente ao bônus de matrícula e não será descontado do incentivo de frequência de R$ 1.800, pago em nove parcelas ao longo do ano.
Os demais alunos receberão a primeira parcela nos próximos dias, seguindo um cronograma baseado no mês de nascimento. O critério de aniversário para os próximos pagamentos ainda está sob avaliação.
Os detalhes sobre os valores e quem pode participar do programa Pé-de-Meia estão disponíveis no aplicativo Jornada do Estudante, do Ministério da Educação (MEC).
Para participar, os alunos devem estar matriculados em escolas públicas, cursando o ensino médio ou o programa para Educação de Jovens e Adultos (EJA), e pertencer a famílias registradas no Cadastro Único (CadÚnico), com idades entre 14 e 24 anos.
O processo de inscrição é coordenado pelo MEC, que cruzará os dados com o Cadastro Único e abrirá contas bancárias para os beneficiários. É necessário possuir CPF e estar registrado no CadÚnico.