O Parque Estadual do Cocó, localizado em Fortaleza, foi o parque sob gestão estadual mais visitado do Brasil em 2023, com 598.748 visitantes, conforme dados do levantamento “Visitômetro dos Parques do Brasil” realizado pelo Instituto Semeia. O Parque Nacional de Jericoacoara, também no Ceará, foi o mais visitado do Nordeste e o quarto mais procurado no país, com 1,4 milhão de visitantes. Já o Parque Nacional de Ubajara ficou em oitavo lugar, com 210.898 visitantes.
Em todo o Brasil, os parques nacionais receberam 11,8 milhões de visitas, enquanto os estaduais tiveram 4,1 milhões. O levantamento envolveu três etapas metodológicas, incluindo dados públicos, entrevistas com gestores e registros oficiais ainda não divulgados. A pesquisa visa orientar a gestão pública e apoiar políticas de turismo, além de melhorar a administração das unidades de conservação.
O Ceará se destacou, sendo o segundo estado brasileiro com o maior número de visitas a parques, com 676 mil visitas, ficando atrás apenas de São Paulo. A gerente de políticas públicas do Semeia, Mariana Haddad, destacou a riqueza ambiental e cultural do estado, que contribui para o sucesso dos seus parques.
Para o Parque Estadual do Cocó, o gestor Wlademir Theotônio afirmou que estão sendo planejadas estratégias para aumentar a visitação durante todo o ano, com atividades permanentes. Ele ressaltou, porém, que o aumento no número de visitantes deve ser equilibrado com a preservação ambiental, como exemplificado pelo fechamento temporário das trilhas para proteger a fauna e flora locais.