O Papa Francisco participou neste domingo, dia 13, da cerimônia de Domingo de Ramos na Praça de São Pedro, no Vaticano. A presença do pontífice surpreendeu os fiéis, já que não havia confirmação oficial sobre sua participação no evento.Ainda com aparência frágil, mas sem o uso de oxigênio, Francisco, de 88 anos, saudou os presentes: “Feliz Domingo de Ramos! Feliz Semana Santa!”. Ele se recupera de uma longa internação causada por uma dupla pneumonia e tem apresentado sinais de melhora, segundo o Vaticano.
A homilia da celebração foi redigida pelo próprio papa, mas a cerimônia foi presidida pelo cardeal Leonardo Sandri. No texto, o pontífice agradeceu pelas orações: “Irmãos e irmãs, muito obrigado pelas orações. Neste momento de fraqueza física, eles me ajudam a sentir ainda mais a proximidade, a compaixão e a ternura de Deus. Rezo também por vocês e peço que confiem a mim ao Senhor todos aqueles que sofrem, especialmente aqueles afetados pela guerra, pela pobreza ou pelas catástrofes naturais.”
Durante a oração, o papa também mencionou as vítimas do desabamento de uma boate na República Dominicana e pediu paz para regiões em conflito, incluindo Sudão, Líbano, Ucrânia, Palestina, Israel, República Democrática do Congo e Mianmar.
Na última quinta-feira, dia 10, Francisco fez uma visita à Basílica de São Pedro para inspecionar obras e rezar diante do túmulo de Pio X. Na ocasião, ele acenou para fiéis, cumprimentou turistas e abençoou um bebê. De acordo com o Vaticano, ele segue em convalescença, realizando fisioterapia motora e respiratória, com recomendação médica de repouso por dois meses.