O Vaticano divulgou nesta terça-feira, dia 18, um novo boletim sobre o estado de saúde do Papa Francisco, informando que ele foi diagnosticado com pneumonia bilateral e precisou iniciar uma nova terapia medicamentosa.
De acordo com o comunicado assinado pelo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, exames laboratoriais e uma tomografia de tórax mostraram um quadro clínico complexo. A infecção polimicrobiana, desenvolvida em um contexto de bronquiectasia e bronquite asmática, já vinha sendo tratada com antibioticoterapia e cortisona, tornando o processo terapêutico mais delicado.
Diante da evolução do quadro, a equipe médica do Vaticano, em conjunto com especialistas da Fundação Policlínica “A. Gemelli”, determinou a necessidade de um tratamento adicional. Apesar do diagnóstico, o boletim informa que o Papa está de bom humor.
Mesmo em repouso, o Papa Francisco recebeu a Eucaristia na manhã de ontem e dedicou parte do dia à oração e à leitura de textos. O Pontífice também manifestou sua gratidão pelas orações e mensagens de apoio que tem recebido, pedindo que continuem a rezar por ele.