A partir de 2026, o Oscar contará com uma nova categoria: Melhor Escalação de Elenco. A premiação mais importante do cinema passará a reconhecer o trabalho dos diretores de elenco, profissionais responsáveis pela seleção dos atores e atrizes de um filme.
A novidade havia sido anunciada em 2024, mas nesta terça-feira, dia 18, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas revelou um evento especial para marcar a introdução da nova categoria. O encontro, intitulado “Breaking the Oscar Ceiling: Casting Directors”, será realizado na próxima sexta-feira, 21, no Museu da Academia, em Los Angeles. Na ocasião, diretores de elenco discutirão a evolução da profissão e seu impacto na indústria cinematográfica.
As regras para a nova categoria serão divulgadas em abril, após a cerimônia do Oscar 2025. Esta é a primeira vez em 25 anos que a Academia adiciona uma nova premiação ao evento. A última mudança ocorreu em 2001, quando foi criada a categoria de Melhor Longa de Animação. Com a inclusão, o Oscar volta a ter 24 categorias.
A 97ª edição do Oscar acontecerá no dia 2 de março de 2025, com apresentação do comediante Conan O’Brien. O Brasil terá um representante na disputa: o filme “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, que concorre em três categorias — Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz.