Um grupo com 84 brasileiros deportados dos Estados Unidos desembarca nesta sexta-feira, dia 25, no Aeroporto Internacional de Fortaleza. Este é o sétimo voo com repatriados desde o início do governo Donald Trump e o sexto que tem a capital cearense como ponto de chegada. O último voo chegou no dia 11 de abril, com 96 pessoas.
A previsão é que o avião pouse por volta das 8h. Assim como nas operações anteriores, parte dos repatriados seguirá viagem em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) com destino ao Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte (MG).
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) participa da operação, viabilizando passagens rodoviárias para que os passageiros possam retornar às suas cidades de origem.
A repatriação é coordenada pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), com o apoio de diversos órgãos federais, como os ministérios da Saúde, da Defesa, das Relações Exteriores, do Desenvolvimento e Assistência Social, da Justiça, além da Polícia Federal, Defensoria Pública da União e governos estaduais.
Em Fortaleza, o acolhimento é feito pela Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), que promove uma “recepção humanizada”. Os repatriados recebem kits de higiene, alimentação e água, além de atendimento psicossocial e suporte ao processo migratório por meio do Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), instalado no aeroporto.