Ao longo de algumas décadas do século passado, o Terminal José de Alencar foi o principal ponto de embarque e desembarque de passageiros do transporte público de Fortaleza. De acordo com uma pesquisa realizada em 1975 pelo Departamento Estadual de Trânsito, entravam no Terminal mais de 300 veículos a cada hora. O fluxo intenso embaraçava o trânsito nos arredores, o que suscitou uma série de reestruturações do Terminal, incluindo a transferência de linhas para locais como a Praça da Estação – transformada em terminal de ônibus em 1979.
Em 1987, o então terminal foi totalmente desativado.A recriação do equipamento ocorreu em uma configuração diferente da que ele possuía na versão anterior, considerando novos parâmetros urbanísticos, além das mudanças no trânsito da Capital e nos fluxos de veículos e pedestres pelo Centro. Para o projeto, foi necessário compilar e organizar as diversas linhas, que estavam distribuídas, a fim de dar mais conforto aos usuários e garantir o ordenamento urbano.
Melhorias e avanços
Este é o quarto terminal inaugurado durante a gestão, ocupando o espaço onde antes ficava o antigo Beco da Poeira. O equipamento possui três plataformas cobertas para embarque e desembarque, com mais de dois mil metros quadrados de área, passagem elevada para pedestres, rampas e piso tátil para acessibilidade, sistema de drenagem e pavimentação em concreto de alta durabilidade.
A escolha do material foi determinada pelo intenso tráfego de ônibus na região, assegurando resistência e durabilidade para a via.Utilizando o Terminal diariamente para voltar para casa após o trabalho, a operadora de telemarketing Amanda Nicole de Lima sentiu a diferença. “Eu prefiro aqui porque é mais vazio, mais tranquilo. Está organizado”, conta ela, enquanto espera o ônibus da linha Siqueira.