Novo quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Fortaleza

O espaço foi construído no mesmo terreno onde ocorreu o desabamento do Edifício Andrea,
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Novo quartel do Corpo de Bombeiros é inaugurado em Fortaleza

O espaço foi construído no mesmo terreno onde ocorreu o desabamento do Edifício Andrea,
Foto: reprodução

Nesta quinta-feira, dia 20, foi inaugurado o novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), localizado no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. O espaço foi construído no mesmo terreno onde, em outubro de 2019, ocorreu o desabamento do Edifício Andrea, tragédia que resultou na morte de nove pessoas.

O novo quartel recebeu o nome de “15 de Outubro”, em referência à data do incidente, e conta com mais de 600 metros quadrados de área construída. A unidade abrigará a 2ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, dispondo de alojamentos, vestiários, banheiros, refeitório, salas administrativas, academia, auditório, copa, recepção, bicicletário e estacionamento.

A expectativa é que a nova sede facilite e agilize o atendimento a ocorrências nos bairros Dionísio Torres, Aldeota, Meireles, Varjota, Cocó, Guararapes e regiões próximas. Para a construção do quartel, foram investidos mais de R$ 3 milhões, provenientes do Tesouro Estadual.

Durante a solenidade de inauguração, o governador Elmano de Freitas ressaltou a importância do quartel na região, destacando que a presença da corporação permitirá maior eficiência nas ações de prevenção, vistoria e combate a incêndios.

“Esse lugar marca a memória de uma grande operação heroica do Corpo de Bombeiros, que salvou vidas aqui”, afirmou o governador. “Agora, com essa nova unidade, o trabalho da corporação será ainda mais estratégico para garantir a segurança da população.”

Relembre a tragédia

O Edifício Andrea, um prédio residencial de sete andares, desabou às 10h58 do dia 15 de outubro de 2019. No local, residiam 11 famílias. Os moradores haviam contratado a Alpha Engenharia, empresa do engenheiro Andreson Gonzaga, para realizar obras de recuperação estrutural.

As atividades da empresa começaram no dia 14 de outubro, um dia antes do colapso. Segundo laudos periciais, os trabalhos afetaram pelo menos quatro pilares da estrutura.

A investigação conduzida pela Polícia Civil concluiu que a intervenção feita pelos engenheiros e pelo pedreiro contratado foi uma das principais causas do desabamento. Vídeos divulgados pelo g1 mostraram um pedreiro removendo o concreto que revestia as colunas de sustentação do prédio.

Em outubro de 2021, os engenheiros responsáveis e o pedreiro foram denunciados por homicídio qualificado, além de outros três crimes. O julgamento ainda está pendente.

Após um longo processo judicial, as famílias das vítimas receberam, em agosto de 2023, a indenização pela desapropriação do terreno. O valor de R$ 1,7 milhão, pago pela Prefeitura de Fortaleza, foi dividido entre os ex-moradores do edifício.

Homenagem aos bombeiros

Durante os trabalhos de resgate, que se estenderam por 103 horas, sete pessoas foram retiradas dos escombros com vida. A operação mobilizou mais de 350 profissionais de segurança, sendo 130 bombeiros militares.

O major Chailon Fonteles, que participou das operações de resgate no Edifício Andrea, foi designado como comandante do novo quartel, reforçando a conexão simbólica entre o local e o esforço heroico dos bombeiros na tragédia.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.