Novas escolas legislativas são criadas em 30 municípios cearenses

A assinatura ocorreu durante IV Encontro Regional das Escolas Legislativas.
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Novas escolas legislativas são criadas em 30 municípios cearenses

A assinatura ocorreu durante IV Encontro Regional das Escolas Legislativas.
Foto: reprodução

Nesta terça-feira, dia 14, a Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) assinou um acordo de Cooperação Técnica (ACT) com 30 municípios do Estado, das regiões Metropolitana de Fortaleza, Maciço do Baturité e Sertão Central, para a criação de escolas legislativas em cada localidade. A assinatura ocorreu durante IV Encontro Regional das Escolas Legislativas.

Para a presidente da Unipace, deputada Gabriella Aguiar (PSD), a instituição tem a missão de alcançar todos os municípios cearenses, na perspectiva de um Parlamento aberto, promovendo a democracia e a responsabilidade social.

“Nós já temos 97 escolas legislativas criadas, com essa assinatura de hoje. É um número bastante expressivo, se levarmos em consideração que quando a Unipace foi criada, ela já tinha essa vocação de abranger o conhecimento”, destacou a parlamentar.

Segunda ela, a responsabilidade da Unipace não se encerra com a criação de uma escola legislativa, por meio de acordos de cooperação. “É aí que a nossa responsabilidade começa, pois precisamos sempre estar lado a lado com os municípios, no que se refere à capacitação constante”, reforçou.

A diretora acadêmica da Unipace, Lídia Lourinho, ressaltou que com a assinatura do ACT, 30 municípios cearenses vão poder iniciar um processo de educação legislativa de qualidade, com a parceria da Escola do Parlamento Cearense.

“O nosso propósito é levar a educação legislativa para todo o Estado, em um movimento que tem a Unipace como protagonista, proporcionando que esse conhecimento chegue até a sociedade como um todo, ajudando no crescimento do Ceará”, assinalou a diretora da Unipace.

O presidente da Câmara Municipal de Aquiraz, vereador Jair Silva, agradeceu a oportunidade de ter o município que representa sendo contemplado pelo projeto da Unipace. “É uma iniciativa que integra os nossos poderes municipais, compartilhando conhecimento e capacitação, fazendo com que o Legislativo possa fazer aquilo que é da sua essência, que é promover o espírito cidadão. A escola legislativa atua justamente nesse sentido”, pontuou.

Participaram ainda do evento o diretor legislativo da Alece, Fabrício Melo Machado; a assessora da presidência da Unipace, Marluce Torquato; a articuladora do Comitê de Responsabilidade Social da Alece, Amanda Melo; além de representantes de municípios cearenses.

AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO

Após a assinatura de acordos e da criação das escolas legislativas nos municípios, a Unipace busca aperfeiçoar a produção legislativa municipal, contribuindo para o aprimoramento técnico-legislativo e para a implementação de assessoramento institucional nas câmaras municipais do Ceará.

Com o objetivo de promover a qualificação dos agentes públicos municipais, especialmente vereadores e assessores das câmaras municipais, o projeto expande as ações do Parlamento cearense por meio da interiorização do conhecimento legislativo. Assim, a Alece fortalece o processo democrático e a eficácia das ações legislativas em nível local.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.