Ministro Camilo Santana anuncia reajuste de bolsas da Capes

Desde 2013 não há reajuste nas bolsas de pesquisa.
Compartilhe:

Nesta quinta-feira, dia 19, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirmou que o governo deve anunciar, ainda este mês, reajuste nos valores das bolsas da Capes e do CNPq que passam a devem ter validade imediata a partir do anúncio.

“Os desafios da Educação se tornam ainda maiores pelo que fizeram no MEC nos últimos anos. Mas chegamos e retomamos o diálogo com a sociedade”, disse o ministro em postagem nas redes sociais.

Desde 2013 não há reajuste nas bolsas de pesquisa que já perderam quase dois terços do poder de compra, segundo a Associação Nacional dos Pós-Graduandos (ANPG). Nos dois primeiros mandatos de Lula, as bolsas de pesquisa receberam três reajustes.

O último reajuste aconteceu no governo de Dilma Rousseff, quando o valor das bolsas de mestrado passaram para R$ 1,5 mil e de doutorado, R$ 2,2 mil, valores que permanecem até os dias atuais.

“A ideia é que até o final deste mês o presidente possa anunciar o reajuste das bolsas tanto da Capes como do CNPq”, ressaltou Camilo Santana.

Veja também

O Portal Ceará nasce com a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado. Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público. Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.

Portal Ceará © Todos os direitos reservados