O Instituto Doutor José Frota (IJF), principal hospital de traumas de Fortaleza, receberá R$ 180 milhões do Ministério da Saúde para reestruturação e ampliação dos serviços. O anúncio foi feito pelo ministro Alexandre Padilha nesta quarta-feira, dia 19. Os recursos serão repassados em 12 parcelas mensais.
Com o montante, está prevista a reabertura de 30 leitos de enfermaria para ortopedia, a ampliação de exames hemodinâmicos de oito para 250 mensais e o aumento das ressonâncias magnéticas de 350 para 850 ao mês.
“Esse é o primeiro diagnóstico, com a integração dos serviços do Governo Federal, Estadual e Municipal. Vamos acompanhar a execução e, se necessário, destinar mais recursos para reduzir o tempo de espera no atendimento do IJF”, afirmou Padilha.
Os investimentos fazem parte da agenda do ministro em Fortaleza, que também inclui a inauguração do Hospital Universitário do Ceará. Antes do anúncio, o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Mozart Sales, reuniu-se com o prefeito Evandro Leitão, o governador Elmano de Freitas e representantes das secretarias de Saúde.
Em novembro passado, o IJF já havia recebido R$ 9 milhões para aliviar a crise enfrentada no segundo semestre de 2024, quando sofreu com greves, falta de insumos e redução de cirurgias.