Search
Close this search box.

Meteorologistas preveem chuvas na média ou acima da média em 2025 no Ceará

Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Meteorologistas preveem chuvas na média ou acima da média em 2025 no Ceará

Foto: reprodução

 

Um encontro realizado com meteorologistas neste sábado, dia 23, durante a 17ª edição do FestBerro, em Tauá (a 337 km de Fortaleza), trouxe projeções otimistas para a quadra chuvosa de 2025. Contratados pela Federação da Agricultura do Estado do Ceará (Faec) , os especialistas apontaram chuvas dentro ou acima da média histórica, contrariando a particularidade da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), que indicam 45% de chances de precipitações abaixo da média entre dezembro e fevereiro.

O evento reuniu cerca de 1.000 produtores rurais e contorno com apresentações de meteorologistas renomados, que ofereceram análises complementares às divulgadas pela Funceme. Entre eles, Luiz Carlos Molion, pesquisador e professor aposentado da Universidade Federal de Alagoas, afirmou que, embora não veja condições para a ocorrência de La Niña, espera boas chuvas no Ceará tanto no final de 2024 quanto em 2025. Ele destacou que essas precipitações dependerão da interação entre frentes frias dos hemisférios Norte e Sul e descartaram a possibilidade de secas diversas nos próximos 10 anos.

Já Ronaldo Coutinho, meteorologista e fundador da Climaterra e do Canal do Tempo, previu chuvas acima da média no início de 2025, especialmente entre janeiro e março, com volumes dentro da média no restante do ano. No entanto, ele alertou para possíveis variações significativas de índices pluviométricos na região centro-sul do estado.

Segundo o presidente da Faec, Amílcar Silveira, o objetivo do encontro foi fornecer informações mais amplas para ajudar os produtores rurais no planejamento de suas atividades. “Trouxemos três dos principais especialistas em investigações sobre o Brasil para apresentar seus prognósticos e apoiar o produtor na tomada de decisão. No ano passado, a Funceme errou, e decidimos buscar outras perspectivas”, explicou.

 

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.