Entre as 7h de sexta-feira, dia 7, e as 7h deste sábado, dia 8, um total de 85 municípios cearenses registraram precipitações. O maior volume de chuva foi observado em Jaguaribe, onde os postos Feiticeiro e Ac. Joaquim Távora marcaram 73 mm cada.
Além de Jaguaribe, outras cidades com registros significativos de chuva incluem Apuiarés (61,8 mm), Cariús (55 mm) e Mombaça (50 mm), entre outras. As regiões Jaguaribana, Sertão Central e Inhamuns foram as que apresentaram os maiores acumulados de precipitação.
Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e foram atualizados às 17h20 deste sábado, dia 8.
Maiores índices de chuva deste sábado:
- Jaguaribe (Posto Feiticeiro): 73 mm
- Jaguaribe (Posto Ac. Joaquim Távora): 73 mm
- Apuiarés (Posto Apuiarés): 61,8 mm
- Cariús (Posto Angicos): 55 mm
- Mombaça (Posto Mombaça): 50 mm
- Jaguaribe (Posto Nova Floresta): 48 mm
- Mombaça (Posto Fazenda Iemem): 46 mm
- Amontada (Posto Barra das Moitas): 43 mm
- Cratéus (Posto Vila Santo Antônio): 43 mm
- Solonópole (Posto Solonópole): 41,5 mm
Com o avanço da quadra chuvosa, 22 açudes no Ceará atingiram sua capacidade máxima e começaram a sangrar, enquanto outros 15 ultrapassaram 90% de seu volume total. Essas informações foram divulgadas pelo Portal Hidrológico, monitorado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) e Funceme, com atualização feita às 9h18 deste sábado.
No início de fevereiro, apenas nove reservatórios estavam completamente cheios, mas esse número subiu para 13 durante o Carnaval. Dentro desse grupo, cinco chegaram ao limite máximo de armazenamento no período.