Receita Federal apreendeu 357 medicamentos na noite da última quinta-feira, dia 11, durante fiscalização de rotina em dois voos internacionais no Aeroporto de Fortaleza. Os itens encontrados incluem medicamentos utilizados para tratamento de diabetes e emagrecimento.
Na primeira apreensão, um passageiro foi encontrado com sessenta canetas de Mounjaro ocultas nas roupas que vestia. Já na segunda ocorrência, uma passageira foi flagrada com duzentas e setenta e sete canetas de Mounjaro e vinte unidades de Retatrutida escondidas na bagagem. Ambos os passageiros foram selecionados por análise de risco.
“Mounjaro é um medicamento injetável, que tem como princípio ativo a Tirzepatida. Ele foi aprovado pela Anvisa como um tratamento específico para o diabetes tipo 2. Contudo, como ele também atua em hormônios relacionados à digestão e à saciedade, muitas pessoas estão buscando o remédio para a perda de peso.”
“A Retatrutida é muito parecido com três hormônios do nosso corpo que atuam para inibir o apetite. Segundo especialistas, ele é capaz de reduzir em um quarto o peso do paciente.”
A entrada de medicamentos no país é regulamentada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e controlada pela Receita Federal. Mesmo os produtos com entrada permitida, como o Mounjaro, devem seguir regulamentações específicas. Quando bens ou mercadorias não atendem aos critérios exigidos, são apreendidos pela Aduana.