Mais de 136 mil eleitores cearenses correm o risco de ter seus títulos cancelados, segundo alerta do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), divulgado na última sexta-feira, dia 4. O motivo é a ausência em três turnos de votação consecutivos sem justificativa ou pagamento de multa. Para evitar o cancelamento, é necessário regularizar a situação até o dia 19 de maio deste ano.
“Além de impedir o exercício da democracia por meio do voto, o cancelamento do documento pode trazer uma série de outras consequências para quem deixou de cumprir suas obrigações com a Justiça Eleitoral, como a impossibilidade de nomeação em cargo público, a não renovação de matrícula em instituições oficiais de ensino ou fiscalizadas pelo governo, entre outras situações”, informou o TRE-CE.
A regularização pode ser feita pelo autoatendimento, via aplicativo e-Título — para quem já possui biometria cadastrada — ou pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Também é possível procurar atendimento presencial em cartórios eleitorais, centrais ou postos de atendimento.
O TRE-CE disponibiliza ainda o número de WhatsApp (85) 3195-8400 para dúvidas e informações.
Para facilitar o acesso da população aos serviços da Justiça Eleitoral, o Tribunal tem ampliado os pontos de atendimento no estado. Além da criação dos Pontos de Inclusão Eleitoral (PIEL) em cidades e distritos sem presença da Justiça Eleitoral, novos espaços estão sendo abertos nos Vapt Vupts da capital. Ações itinerantes, como o projeto Eleitor do Futuro nas escolas e o ônibus do TRE nas ruas, também fazem parte da iniciativa.