O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participa nesta quarta-feira, dia 19, da cerimônia de inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), localizado no campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece), em Fortaleza. De acordo com o Governo do Estado, a nova unidade será a maior da rede estadual, tanto em área construída quanto em nível de complexidade nos atendimentos prestados.
A partir de quinta-feira, dia 20, o hospital começará a receber os primeiros pacientes, operando inicialmente com 30% de sua capacidade, conforme projeção da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa).
O início das operações contemplará especialidades como hematologia, oncologia, urologia, cirurgia vascular e cirurgia de cabeça e pescoço. O hospital, que estará sob gestão da Sesa, funcionará como unidade de “porta fechada”, ou seja, não terá atendimento emergencial, recebendo pacientes encaminhados através do sistema de regulação estadual.
Com sua estrutura de grande porte, o HUC tem capacidade para atender pacientes de diversas regiões do Ceará. No entanto, a secretária da Saúde, Tânia Coelho, destacou que o governo estadual já expandiu serviços essenciais para o interior, como oncologia e politraumatologia, em unidades localizadas no Sertão Central e no Vale do Jaguaribe, descentralizando o atendimento especializado.
Outro serviço que entrará em funcionamento a partir do dia 20 é o Centro de Quimioterapia, que integrará a estrutura do hospital e funcionará com alto nível de complexidade, a exemplo do Hospital Geral de Fortaleza (HGF). A unidade também contará com um centro cirúrgico e um centro de diagnóstico por imagem, visando acelerar o tratamento de pacientes com câncer e ampliar a oferta de leitos hospitalares no estado.
Localizado no campus do Itaperi, o HUC tem uma área total de 78,6 mil m², distribuída em três torres e sete andares. No total, contará com 652 leitos, incluindo unidades de terapia intensiva (UTI), mas, na fase inicial, estarão disponíveis 159 leitos.