Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor

Norma permite ao governo adotar contramedidas contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Lei da Reciprocidade Comercial entra em vigor

Norma permite ao governo adotar contramedidas contra barreiras unilaterais a produtos brasileiros
Foto: reprodução

Entrou em vigor nesta segunda-feira, dia 14, a Lei da Reciprocidade Comercial, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última sexta-feira, dia 11, e publicada no Diário Oficial da União. A nova legislação autoriza o governo brasileiro a tomar medidas comerciais contra países e blocos econômicos que adotem barreiras unilaterais aos produtos brasileiros.

De acordo com o Palácio do Planalto, a lei foi aprovada pelo Congresso Nacional no início do mês e sancionada sem vetos. A medida surge em meio ao aumento de tensões comerciais internacionais, especialmente após os Estados Unidos imporem uma tarifa de 10% sobre todos os produtos exportados do Brasil, com exceção do aço e do alumínio, que receberam sobretaxas de 25%.

Durante a 9ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), em Honduras, realizada na última quarta-feira (9), o presidente Lula criticou a adoção de tarifas e afirmou que pretende recorrer a instâncias como a Organização Mundial do Comércio (OMC) antes de adotar retaliações comerciais.

A nova lei estabelece que contramedidas poderão ser adotadas pelo Conselho Estratégico da Câmara de Comércio Exterior (Camex) em resposta a práticas que “impactem negativamente a competitividade internacional brasileira” ou que “interfiram nas escolhas legítimas e soberanas do Brasil”. O texto também prevê tentativas de negociação antes da imposição de restrições.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.