Justiça barra prescrição de remédios por farmacêuticos

Decisão foi tomada após ação do Conselho Federal de Medicina
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Justiça barra prescrição de remédios por farmacêuticos

Decisão foi tomada após ação do Conselho Federal de Medicina
Foto: reprodução

A Justiça Federal em Brasília suspendeu, nesta segunda-feira, dia 31, a resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) que autorizava farmacêuticos a prescrever medicamentos. A decisão foi proferida pelo juiz Alaôr Piacini em resposta a uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Na sentença, o magistrado argumentou que a norma invadia atribuições exclusivas dos médicos. “O balcão de farmácia não é local para se firmar um diagnóstico nosológico de uma doença, porque o farmacêutico não tem competência técnica, profissional e legal para tal procedimento”, declarou.

O juiz citou ainda a Lei 12.842/2013, conhecida como Lei do Ato Médico, que define o diagnóstico e a prescrição de tratamentos como atividades privativas da medicina. Ele também destacou relatos da imprensa sobre casos de diagnósticos equivocados feitos por profissionais sem formação médica, alertando para os riscos à saúde.

A norma suspensa pelo CFF autorizava farmacêuticos a prescrever medicamentos, inclusive os de venda controlada, renovar receitas e indicar remédios para pacientes em risco iminente de morte. No entanto, o CFM argumentou que esses profissionais não possuem respaldo legal nem formação adequada para definir tratamentos.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.