Jogos de educação financeira ganham espaço em escolas cearenses

Projeto com jogos lúdicos já alcança mais de 200 mil estudantes no Ceará
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O projeto “Vamos Jogar e Aprender”, do Instituto Brasil Solidário (IBS), está ganhando cada vez mais espaço nas escolas públicas do Ceará. A iniciativa utiliza jogos de cartas e tabuleiros para ensinar educação financeira e fiscal de forma prática e divertida, promovendo o aprendizado de forma lúdica e interdisciplinar.

Criado em 2017 no interior do estado, o programa já se expandiu para 637 municípios em todo o Brasil, incluindo 63 cidades cearenses. No total, mais de 1,6 milhão de alunos foram impactados, sendo 226.377 apenas no Ceará — o que representa 18,36% da rede pública estadual.

Entre os materiais distribuídos gratuitamente estão os jogos “Piquenique”, “Bons Negócios” e “Família PIC$”, acompanhados de planos de aula, suporte pedagógico e formação para professores, com acessibilidade em Libras. O objetivo é desenvolver habilidades como planejamento financeiro, consumo consciente e noções de empreendedorismo desde cedo.

Sobral se destaca na implementação do projeto, com 100% das escolas municipais integradas. Além disso, a ação está vinculada à OLITEF – Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, uma parceria entre a B3 e o Tesouro Nacional, que já premiou 54 escolas públicas com kits e recursos de até R$ 100 mil em investimentos.

O IBS continua com inscrições abertas para que novos municípios participem do projeto a partir de 2025.

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