Nesta quinta-feira, a Secretaria das Mulheres, em parceria com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), lançou oficialmente a campanha intitulada “Depois do não, tudo é importunação”. A iniciativa tem como objetivo prevenir e combater os crimes de importunação sexual e violência contra as mulheres em grandes eventos, tendo seu início marcado durante o Fortal 2023, um dos maiores carnavais fora de época do país.
A campanha traz como mote a temática “Importunação sexual é crime e não tem lugar na folia”, buscando fortalecer a rede de apoio às mulheres e conscientizar o público sobre a gravidade dessas condutas e suas penalidades. A “Tenda Lilás”, um espaço seguro instalado durante o evento, reúne a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM), a Defensoria Pública e oferece atendimento psicossocial especializado para acolher e encaminhar denúncias de violência.
A vice-governadora e secretária das Mulheres do Ceará, Jade Romero, destacou a importância da campanha, afirmando que ela tem caráter permanente e é voltada para proteger as mulheres durante a realização de grandes eventos. Jade Romero enfatizou que é fundamental reforçar a segurança das mulheres, garantindo que seus direitos sejam respeitados mesmo em momentos de diversão. A campanha visa não apenas alertar as mulheres sobre seus direitos, mas também informar que condutas invasivas são crimes e serão punidas, encorajando vítimas e inibindo agressores.