Interior do Ceará terá três novos hospitais para atendimento especializado

Unidades facilitaram acesso a atendimentos de maior complexidade, como câncer e traumatologia
Slide Heading
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.
Click Here

Interior do Ceará terá três novos hospitais para atendimento especializado

Unidades facilitaram acesso a atendimentos de maior complexidade, como câncer e traumatologia
Foto: reprodução

Dando continuidade à política de regionalização da saúde, o Governo do Ceará anunciou a construção de três novos hospitais regionais. As unidades ficarão em Crateús, Iguatu e Baturité, reforçando o atendimento em alta complexidade no interior do estado.

Com a inauguração do Hospital Universitário do Ceará (HUC), a rede da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) passa a contar com 14 hospitais, sendo dez em Fortaleza e quatro no Interior. Com os novos projetos, a rede será ampliada para sete unidades de alta complexidade fora da capital.

Os três novos hospitais previstos são:

Hospital Regional dos Sertões de Crateús (HRC): Terá 280 leitos e oferecerá atendimento em maternidade, emergência e clínica geral. Com investimento superior a R$ 40 milhões, beneficiará cerca de 300 mil habitantes de 11 municípios.

Hospital Regional do Centro-Sul e Vale do Salgado (HRCV), em Iguatu: Contará com 247 leitos e atenderá 17 municípios, oferecendo serviços como traumato-ortopedia, pediatria, obstetrícia e cirurgia geral.

Hospital Regional do Maciço de Baturité (HRMB), em Baturité: Terá 193 leitos e disponibilizará internação para clínica médica adulta e pediátrica, cirurgia geral, obstetrícia e UTIs. A licitação para sua construção foi lançada em março deste ano.

A secretária da Saúde do Estado, Tânia Coelho, destaca que a estratégia de regionalização tem ampliado a oferta de cirurgias. “Quando fomos distribuir as cirurgias, a gente considerou a regionalização”, afirma. Em 2018, foram realizados 80 mil procedimentos cirúrgicos no Estado; em 2024, esse número subiu para 157 mil.

O Ceará também aderiu ao Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Governo Federal, que visa reduzir o tempo para diagnóstico, garantindo consultas e exames em até dois meses. O programa já começou a atuar na linha da oncologia e será expandido para ortopedia e oftalmologia.

A iniciativa fortalece a articulação entre a Atenção Primária e as policlínicas regionais, permitindo um fluxo mais ágil para atendimento e tratamento da população cearense.

Compartilhe:

Veja mais Notícias

Receba notícias em primeira mão

Assine nossa Newsletter

Conheça o Portal Ceará

O Portal Ceará tem a missão de levar informação de qualidade aos cearenses nos quatro cantos do estado.

Esse é o nosso principal objetivo, informar com imparcialidade, compromisso com a verdade e respeito ao público.

Sejam bem-vindos ao nosso Portal Ceará.